Blog Felipe Firmo

logofirmo.png
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Criando um projeto Maven (usando Archetype)

Bem, já passou da hora de começar a escrever algo aqui. Como disse no primeiro post estou montando toda a estrutura de uma série de projetos JEE e, o Maven é umas das principais ferramentas de apoio para que tudo funcione de maneira mais automatizada e simples para os desenvolvedores.

Não tenho a pretensão de explicar detalhadamente o funcionamento do Maven e sim fazer um guia básico para quem nunca ouviu falar e vai começar um projeto novo. Neste escopo, ele será utilizado para criar o esqueleto do projeto usando Archetype e gerenciar suas dependências, deixando o projeto mais enxuto. Além disso, ele pode ser utilizado para gerar um portal do projeto.

Voltando para a época em que comecei a programar em Java, o Framework padrão para desenvolvimento web era o Struts; já existia o WebWork, mas ainda não era muito aceito pelas empresas. Nessa época, iniciávamos os projetos a partir de um blank_project, que era a estrutura de um projeto Struts já configurado e com todas as dependências. Isso resolvia o problema, mas de uma maneira um tanto quanto amadora.

Além disso, os projetos tendem a ficar desorganizados com o passar do tempo, levando mais de um dia para fazer seu set-up em uma nova máquina, ficando refém de algum desenvolvedor que tenha experiência no projeto e que se lembre do último set-up (que provavelmente foi feito há mais de um ano). Usar corretamente o Maven é o primeiro passo para se evitar isso (em outro post eu falarei sobre integração contínua). Lembrando o que o CV disse no último encontro ágil, se algo é chato, faça-o sempre, assim ele não vai se transformar naquele monstro!

Voltando ao assunto principal, podemos criar um novo projeto através de um Archetype. Considerando que você já instalou e configurou o Maven em sua máquina para criar um projeto web simples basta entrar na pasta em que você deseja criar o projeto e executar o seguinte comando:

[sourcecode gutter=”false” language=”bash”]
mvn archetype:generate -DinteractiveMode=n -DarchetypeArtifactId=maven-archetype-webapp -Dversion=0.0.1-SNAPSHOT -DgroupId=com.wordpress.felipefirmo -DartifactId=tutorialMaven
[/sourcecode]

Onde archetypeArtifactId é o Archetype que você deseja utilizar, groupId é o código do grupo ao qual o projeto pertence, normalmente utilizamos a estrutura de packages (ex.: br.com.empresa) artifactId é o código do projeto, normalmente seu nome e version é a versão do projeto.

Pronto, o Maven fará o download do Archetype, suas dependências e criar o projeto configurado pra você!

Com isso, finalizamos a primeira parte do escopo proposto, que era criar o esqueleto do projeto. Para não ficar muito extenso vou finalizar este post por aqui e, assim que escrever os tutoriais propriamente ditos, posto a referência neste post para facilitar.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *